quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Velas e incensos: Perigo para a saúde!

As informações são do jornal inglês Daily Mail.
O problema foi identificado em velas de parafina, derivado do petróleo. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte testaram vários produtos em laboratório e identificaram produtos cancerígenos e químicos, como o benzeno e tolueno, que são associados ao aumento do risco de asma, eczema, problemas de pele..
Queimar a vela ocasionalmente não demonstra perigo para a saúde, mas queimar uma vela de parafina em uma área pequena, como uma casa de banho ou queimar várias por longos períodos de´tempo podem criar toxinas no ar que podem ser prejudiciais para  a saúde.

Além da parafina, os aromas também são nocivos para a saúde, uma vez que são de origem sintética ao contrário dos óleos essenciais usados em aromaterapia.
O estudo também alertou para os tipos de pavio, os feitos de fibras torcidas são mais seguro, do que os de metal ou papel coberto de algodão pois emitem  mais substâncias poluidoras, como zinco e outros metais.

Incensos, não ficam de fora, um estudo feito pela DECO retira do mercado incensos e óleos por conterem substâncias nocivas "ina­ceitáveis em produtos de uso doméstico".

Noticias tristes para que aprecia velas e incensos tanto quanto eu!


 "emitem partículas finas PM2,5, que permanecem no ar durante longos períodos e podem ser inaladas, alojando-se nas zonas profundas dos pulmões".
 
Fonte: Google